samedi 11 août 2012

Restruturação – GAPP 2012



Pode considerar-se que o percurso da Galeria de Arte Portugal Presente até os nossos dias, tem sido um sucesso para além das espectativas.

Composta exclusivamente por  membros benévolos, com magras ajudas financeiras por parte dos organismos oficiais, esta Associação regida pela lei de 1901 conseguiu levar a público uma grande quantidade de exposições individuais e colectivas e também participando em eventos organizados por outras galerias ou associações.

Também uma série de conferências sobre a Arte em geral, ou sobre os Pintores portugueses do século XIX, foram concebidas e preparadas para serem animadas em vários locais.

O manuscrito em francês do livro « Para que serve a Arte ? » de autoria de Benjamin Marques, com tradução para português de Aurélio Pinto, está pronto a editar.

Tivemos grandes momentos de regozijo, como por exemplo a condecoração de Isabel Meyrelles ao grau de Comendador da Ordem Militar de Sant’Iago da  Espada ; o prémio dos talentos concedido a Benjamin Marques foi outro momento forte como o foram, durante os 12 anos consecutivos, o Prémio « encouragements » que a Academia Francesa das Artes lhe concedeu desde a sua participação como representante da França no Pavilhão Francês, na exp 98 em Lisboa.

Queremos realçar aqui o facto de, no Consulado Geral de Portugal em Paris, com os Cônsules Nuno Bessa Lopes, Teotónio Pereira, Luís Almeida Ferraz e agora Pedro Lourtie, termos sempre tido a oportunidade de expor os nossos artistas e apresentar várias conferências sobre a Arte a milhares de portugueses que são os utentes daquele local e ainda a muitas centenas de convidados que nunca faltam.

Mais triste foi o desaparecimento dos nossos queridos amigos e artistas de grande talento, Dimas de Macedo, Costa Camelo e este ano, Benjamin Marques.

É em memória deles que vamos continuar, juntando ao grupo novos artistas, portugueses de França e lusófilos, abrindo também as portas a desenhadores e fotógrafos artísticos.

Irène Bonacina, desenhadora, Jacqueline Pereira de Sousa, pintora, António Santos Slva, pintor, Eleonor Luis, escultora, João Moniz, pintor e Stanislas Kalimerov, fotógrafo, sejam bem-vindos à GAPP.

A GAPP é representada em Portugal pelo Pintor Santiago Ribeiro.

Maria Fernanda Pinto
Presidente

Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire