mercredi 8 août 2012

Tudo tem um começo, o da GAPP foi assim:


 A Galeria de Arte Portugal Presente foi fundada em França, em Junho de 2002 e é a primeira Galeria de Arte Associativa das Comunidades Portuguesas  exclusivamente feito para a Internet.

É destinada a todos os amadores de “Arte Portuguesa” em todos os continentes.

Os artistas “fundadores” são todos residentes em França, mas altamente conceituados internacionalmente.
    
As obras expostas na Galeria de Arte Portugal Presente, destinadas à venda a preços acessíveis (dada a fraca comissão cobrada pela associação) de molde a melhor as expandir, são actualizadas regularmente.

A Galeria de Arte Portugal Presente, organizará exposições, eventos culturais ou publicações, ligados às artes plásticas, ou participará em eventos organizados por outrem.

Á Imagem do jornal Internet Portugal Presente,  os nossos principais visitantes residem nos EUA, Brasil, Portugal, França e Canadá, o resto do mundo representando 15% do total.


INTROITO


A ideia de criar uma galeria de Arte na Internet veio no seguimento da fundação do
Jornal Portugal Presente.

A elevada rede de conhecimentos no seio das Comunidades Portuguesas no estrangeiro, nomeadamente no meio das artes plásticas, pareceu colocar-nos em posição de assumir tal empreendimento.

A constatação de que grandes Pintores e Escultores portugueses residentes no estrangeiros são pouco conhecidos em Portugal levou-nos a tomar a decisão.

O entusiasmo dos parceiros solicitados para connosco iniciar esta “aventura”, assegura-nos que a Galeria de Arte Portugal Presente será dentro em breve uma referência no âmbito das Artes.

 OBJECTIVOS


Os principais objectivos da Galeria de Arte Portugal Presente são:

 

·         Facultar a todos os Lusófonos ou Lusófilos no Mundo, o acesso à criação artística dos Artistas Plásticos Portugueses de França e, mais tarde, do resto do Mundo.


·         Facultar aos amadores que residem em Portugal, a possibilidade de saber o que fazem os Artistas Portugueses que vivem fora do País.


·         Realizar pelo menos quatro exposições anuais.


·         Divulgar a todos, o alto contributo cultural dos Artistas expatriados.

 

ESTRATÉGIA


Para iniciar o projecto, foi decidida a criação de uma associação regida pela lei francesa de 1901, tratando-se da forma mais adaptada aos meios de que dispomos.
Os 5 membros fundadores reúnem as competências necessárias ao lançamento do projecto.
A Galeria de Artes é divulgada por contacto directo em França, no Canadá e em Portugal e inscrita numa grande quantidade de motores de pesquisa da Internet.
Uma Âncora é lançada a partir do jornal Internet Portugal Presente, que tem em média 30000 leitores por mês.
Empresas e organismos governamentais Portugueses serão convidados a patrocinar o projecto.


LINHA ARTÍSTICA


ARTISTES PLASTIQUES CONTEMPORAINS PORTUGAIS de
L’ILE DE France

« C’est le double appel de l’enracinement et de l’errance, en tant que signes croisés d’une quête insatiable de soi-même et de l’autre, qui a toujours hanté tout un peuple voué aux découvertes, en donnant «de nouveaux mondes au monde», tel que Camões l’a chanté à jamais dans « les Lusiades ».
Paris – ce Paris d’une « folie » vécue jusqu’à la mort par Mário de Sá Carneiro – deviendrait le lieu de destin ou de passage presque obligatoire de tous ceux qui avaient « un peu de l’Europe dans l’âme », revenant à nouveau aux matrices d’une culture qui depuis les débuts de la nationalité avait relié le Portugal à la France, par des affinités électives que la modernité avait mis à jour.
…les temps coulaient toujours comme la Seine sous le pont Mirabeau du poème de Guillaume Apollinaire. Et des vagues successives d’artistes, plus jeunes mais aussi passionnés et rebelles, sont venus rejoindre ces précurseurs. Ayant connu  déjà le souffle de la Liberté au Portugal, ils ressentaient aussi, néanmoins, le besoin du grand large, pour mieux respirer encore, voyageant comme les navigateurs d’errance en errance, comme s’ils avaient les racines à l’envers ».

(Prof. José Augusto Seabra)


Uma só preocupação : a escolha de artistas confirmados residentes fora de Portugal.

 

ARQUITECTURA INTERNET



Site albergado e actualizado por CW Studio, em Paris.

Página de entrada da qual se pode navegar para cada uma das outras. Das outras é possível regressar à pagina de entrada, ou a qualquer uma das páginas.
A utilização de âncoras é possível.
A reserva das obras faz-se em linha (internet) no acto da consulta.
A venda das obras expostas faz-se após contacto directo.
Os contactos dos responsáveis estão patentes na página de abertura.

PARCEIROS

Divulgação e gestão comercial : Olmi – Paris.
Técnica WEB, infografia e actualização: CW Studio – Paris.

 

FINANCIAMENTOS


O financiamento da associação Galeria de Arte Portugal Presente é obtido da seguinte maneira:

1.      Venda de espaços publicitários numa página única, não podendo exceder 30% do total do  orçamento da associação.

2.      Serviços prestados (exemplo: organização de eventos, animações, etc.).

3.      Subsídios ou doações concedidos por organismos governamentais ou empresas.

4.      Cotas dos membros simpatizantes.


EQUIPA



Direcção artística:            Maria Fernanda Pinto, antiga dirigente, directora de programas e animadora, da rádio Portugal FM, antiga editora da rubrica “artes e letras” e coordenadora de redacção do jornal O Encontro e da revista Vida Lusa, chefe de redacção do Jornal Portugal Presente.


Comunicação:             Aurélio PINTO, Engenheiro informático em exercício, antigo dirigente, realizador de programas e animador, da rádio Portugal FM, antigo editor e jornalista do jornal O Encontro, em Paris, ex-presidente da Coordenação das Comunidades Portuguesas de França e actual Director do Jornal Portugal Presente.



Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire